terça-feira, 27 de abril de 2010

Lágrimas ...




As lágrimas ainda estão presentes. Certamente ainda vamos derramar lágrimas. Elas são o sinal extremo de um sentimento, para muitos, a válvula de escape, para outros, o que resta quando as esperanças se vão. Algumas lágrimas são de alegria, mas a maioria das lágrimas vem pela dor e tristeza.

Tem quem chore demais. Tem quem esconde lágrimas. Tem quem chore por dentro. Tem quem provoque lágrimas. Tem quem delas se alimenta. Tem quem chore sozinho. Tem quem compartilhe lágrimas ou chore as lágrimas dos outros.

Uma notícia, uma dor, uma palavra dura, solidão, perda, luto, decepção, traição, mágoa, rancor, derrota, vazio, tudo pode provocar lágrimas. Mas também há lágrimas que parecem não ter motivo. Simplesmente, dá vontade de chorar, e as lágrimas vêm, sem nome, sem cor, abundantes, como vindas do nada.
Às vezes, depois das lágrimas, vem o alívio de um monte de coisas, sem uma razão precisa, um descanso emocional, um consolo que parece não ter origem, mas que acalma, levanta a alma, parece clarear a visão para a vida, abre caminhos e nos enche de esperanças.

[...] e assim as lágrimas vão acompanhando passo a passo meu crescimento, falando algo que nem sempre sabemos descrever. Contudo, é fato que as lágrimas têm seu lugar na vida, e que podem ensinar, fazer do homem um ser humilde, normal, que chora, mesmo sem compreender todas as lágrimas.

Não há o que fazer quando as lágrimas vêm. É melhor deixar derramar. É a alma que está afirmando que somos gente, que somos além da matéria, mais que qualquer coisa ao redor, gente que chora.

Se as lágrimas disserem alguma coisa, aprenda com elas. Se não há como entender lágrimas, fique quieto, aguarde, elas são soberanas, vão e vêm, mas são nossas, dizem a nosso respeito, e são vistas, são entendidas por Deus, vêm com a permissão dEle, para que a gente pare, reflita, aprenda a recomeçar, caminhar em novidade de vida, até que Jesus venha estar conosco para nos conduzir ao dia em que as lágrimas cessarão.

adapt. Pr. Hilário Bispo

0 comentários:

Postar um comentário